Eventos da Rede Concerto Social

A Rede Concerto Social já está fazendo movimentos por iniciativa dos próprios participantes.


Aconteceram a 1ª Jornada Cidadão Atitude por Inclusão Social e Direitos Humanos, realizada nos dias 17 e 18 de junho de 2008 em Bento Gonçalves, e o Evento Alusivo aos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de 07 a 11 de julho de 2008, em Santiago.

A idéia da 1ª Jornada de Bento iniciou a partir do interesse da Responsável Técnica Michele em ir visitar a Associação Cidadão Atitude. Como havia mais responsáveis técnicos interessados em conhecer o trabalho da instituição, a “visita” tornou-se um encontro de final de semana, com apresentação do trabalho realizado pela mesma, repasse da tecnologia social de construção de aquecedores e produção de sabão a partir de óleo reciclagem, apresentações artísticas dos beneficiários diretos de alguns projetos, além de palestras/discussões sobre vários temas.
Foi um momento em que houve a participação ativa e trocas entre os beneficiados diretos de alguns dos projetos sociais participantes da Rede, o que contribuiu para ampliação da compreensão deles sobre a Rede Concerto Social. Os Responsáveis Técnicos puderam conhecer mais a realidade dos outros colegas e compartilharem conhecimentos, além de vivenciarem a Rede por si próprios, conforme relato: “o grupo se movimentou com possibilidades e limites, foi maior a cobrança por que HSBC, Fonte e PV não estavam ai para tutelar” (João).

O Evento do ECA em Santiago foi uma iniciativa da Responsável Técnica Michele que, como coordenadora do Curso de Direito, convidou alguns colegas para palestrarem no evento. Cinco responsáveis técnicos participaram como palestrantes nos dias 09 e 10 de julho, uma instituição também participante da Rede Concerto Social fez apresentações de dança e coral das crianças. Neste encontro os presentes puderam se conhecer/reconhecer em outros espaços e posições, fortalecendo os vínculos já existentes e aumentando a cumplicidade entre eles, além de trabalharem na elaboração do projeto da Rede Concerto Social.





Nenhum comentário: