I Seminário de Aprendizagem

Ocorreu em abril de  2008 em Viamão, na Casa Nossa Senhora Divina Providência.


Memória do I Seminário de Aprendizagem


MEMORIAL DO ENCONTRO DE CURITIBA MAS QUE FOI EM PORTO ALEGREDATA: 02,03,04 DE ABRIL DE 2.008

ALEXANDRE RANDI
INSTITUTO FONTE
ODILON A. JUNIOR
INSTITUTO HSBC SOLIDARIEDADE
LISE MARI NITSCHE ORTIZ
RITA PATUSSI
PARCEIROS VOLUNTÁRIOS
QUE NATUREZA LINDA!!! QUE LUGAR BONITO!!!!!!!


FOLIA DE PRINCIPE

Se da minha boca vai: Ai, Ai
Que da minha boca venha: Ai, Ai
Uma declaração de amor: Ai, Ai
Um beijo apaixonado: Ai, Ai
Seja essa nossa vênia: Ai, Ai

O nosso boi de reizado: Ai, Ai
Uma reizim bem coroado Ai, Ai
Bate em sua morada:Ai, Ai
Vem louvando e vai louvado: Ai, Ai
Vem cantando essa folia: Ai, Ai

Eu e os meus companheiros Ai, Ai
Queremos cumplicidade: Ai, Ai
Pra brincar de liberdade: Ai, Ai
Terreiro da Alegria: Ai, Ai


MOMENTOS DE EXERCÍCIO:

Três Questões:
1) Porque estamos aqui reunidos?
2) O que me traz aqui?
3) O que me levou a participar?
Qual a pergunta Principal?
Qual a pergunta Subjacente?

INDIVIDUAL
Perguntas individuais:
A) Com que questões estou convivendo atualmente:
a) Como conseguir recursos para que o Projeto: “ transformar mãos que pedem em mãos que fazem”, tenha repetibilidade em outras comunidades?
b) Como manter essa chama de REDE CONCERTO SOCIAL acesa?
c) Como poderia influenciar outras comunidades?
B) Que questões justificam eu estar aqui hoje?
a) Qual a importância da minha Instituição?
b) Como o “eu” estar aqui pode acrescentar algo mais, para que minha instituição cresça?
c) Como estes três dias serão importantes?


GRUPO

PERGUNTAS EM GRUPO:
C) Qual é a questão central dos colegas?
Quais são as forças que manterão os indivíduos na Rede Concerto social, após o término do projeto?
D) Qual a pergunta subjacente?
Qual o interesse do Investidor na Rede Concerto Social após o término dos Projetos?
E) Qual é a questão Central do Grupo?
F)Qual é a questão Subjacente ao conjunto de perguntas?


RESPOSTAS DOS GRUPOS:

1) Questão Central
a) que relações existem entre as organizações sociais e o poder público?
b) Nosso trabalho nas instituições apresenta limites? Quais?
c) É preciso articular outras ações além da instituição?
d) Que impactos já aconteceram?
e) Recursos?
f) Como aproximar nossas expectativas com a do público alvo de nossos projetos?


2) Questão subjacente
a) porque formação? Para que?
b) Qual o destino enquanto Rede?
c) É preciso mais conexão?
d) Até quando instituto caminha conosco?
e) Que vínculos ficarão?
f) Como estão as autorias em nossos trabalhos centralizados e coletivos? Estamos assumindo autorias?
g) Como lidar com nossas expectativas frente à realidade social? Existe esta expectativa na execução do Projeto?
h) Como ficarmos fortes e fazer com a rede se fortalessa.
i) Que estratégias usar para a articulação da Rede?

EM COMUM:
1) CONTINUIDADE DA REDE CONCERTO SOCIAL
2) SUSTENTABILIDADE DA REDE
O que precisamos fazer para sustentar?
3) RECURSOS FINSNCEIROS PARA A REDE
4) POLARIDADE: INDIVIDUO E COLETIVO
5) QUEM ESTÁ NA REDE: ORGANIZAÇÃO OU PROJETO APROVADO OU INDIVIDUOS?
6) RELAÇÕES: AMBIENTE EXTERNO E INTERNO
7) O QUE ISTO TEM HAVER COMIGO?


CENTRAL:
CONTINUIDADE E SUSTENTABILIDADE DA REDE CONCERTO SOCIAL.


AQUARELA:
Demonstração dos dons pessoais através do uso da aquarela em tela umedecida.
Resultado: obras “sui generis”. Fantásticas. Inimagináveis. Até os cachorros fazem eco: uuuuu.. deixe o cão que está dentro de você uivar....

COMPARAÇÃO:
A) PEDRA:
B) BATATA

A) PEDRA:
Ruspiga
Gelada
Branca, indefinida
Forma irregular e assimétrica
Tem peso
Dura
Brilhante
Resistente
Esfolhante
Não tem cheiro, incolor
Abaulada
Porosa
Antômica

A) BATATA
Cor bege e amarelada
Com pontos escuros
Com broto
Inodora
Tem peso
Gelada
Forma irregular

O que dói mais uma batatada ou uma pedrada.....Acho que uma batata quente.......


SÓ PARA RECORDAR O QUE ACONTECEU NA IIª ETAPA

SENTIDO DA REDE:
GRUPO 1
A REDE CONCERTO SOCIAL,nasceu das necessidades de diversas realidades do Rio Grande do Sul, com intervenções provocativas que geraram movimento, com possibilidades de novas descobertas, viabilizando transformar, mobilizar e articular tecendo intercâmbios e conexões numa construção coletiva, com perspectivas comuns consolidando e fortalecendo as instituições e os grupos tendo como resultado tecnológico Social sustentável.

GRUPO2
Na REDE CONCERTO SOCIAL, a partir das crises nasce a harmonia entre os diversos estilos, num movimento reflexivo, transformando e renovando práticas numa construção coletiva que busca uma tecnologia capaz de produzir resultados palpáveis no desenvolvimento social sustentável promovendo melhor qualidade de vida.

GRUPO 3
A REDE CONCERTO SOCIAL, a partir de intervenções provocativas abre possibilidades para a transformação, através da disponibilidade para a construção coletiva, o que garante a qualidade sustentável que afirmem o grupo até que surjam novas indagações.

“Eta questãonzinha”!
Como fazer com que uma gota d’água jamais se seque?


AQUARELA:
Solte o seu cccccão... Pinturas lindas, melhor que as de ontem. Ninguém derruba nada, muita calma, admiração ohohohoh!!!


O QUE ACONTECEU NOS ÚLTIMOS SEIS MESES:
Escolha dos grupos, nomes nas “rodinhas” COLOCADAS NA LOUSA, espectativa, alguns ativos trocam de grupo, outros permanecem estáticos quais múmias. Eu não sei onde fico, acho que vou colaborar com o profi... formam-se finalmente os grupos que são denominados de GRUPO DE APOIO

Últimos seis meses: Propósitos e objetivos
Pessoas e relações
Processos e procedimentos
Recursos

Nos grupos cada um faz o relato das suas ações e dificuldades. Os outros serão o ponto de apoio, o “ ombro”, amigo, nas horas difíceis.

O IMPORTANTE DE TUDO ISTO É A INCLUSÃO SOCIAL, A SUSTENTABILIDADE DA REDE CONCERTO SOCIAL.

AVALIAÇÃO DO DIA:
Estes momentos revelam a nossa trajetória: temos que ter saído da ansiedade para ver com mais objetividade.
Estou sendo produtivo.
Estou sentindo satisfação.
Correspondeu às expectativas
Grupo de apoio: tem um olhar sobre a diversidade dos projetos com maturidade.
Estamos vendo os problemas que cada um tem e estamos nos preocupando que o Projeto do outro dê certo.
Foi uma avaliação linda, parabéns a todos.


BOM DIA
Canto da Sonia... não consigo me lembrar mas é lindo. Envie por e-mail para todos nós.....OBRIGADUU!
escuta a arara cantando....

VIRA VIROU (Kleiton e Kledir)
Vou voltar na primavera
E era tudo o que eu queria
Levo terra nova daqui
Quero ver o passaredo
Pelos portos de Lisboa
Voa, voa, que eu chego já
Ai se alguém segura o leme
Dessa nave incandescente
Que incendeia minha vida
Que era viajante lenta.
Tão faminta d’alegria
Hoje é ponto de partida
Ah! Vira virou
Meu coração navegador
Ah! Gira girou
Esta galera.

RODADA:
Como foi a sua noite? Claro além de “roncar” (tadinho do joão teve que trocar de quarto... também com uma motoserra do lado...assim não dá pra ganhar do Juventude)...

FILME CRASH – NO LIMITE
FILME FANTÁSTICO...
A VIDA É UMA AÇÃO DE APRENDER
A VIDA É UM PIRES
ÀS VEZES A GENTE FAZ COISAS QUE: NÃO SABE QUE PODERIA FAZER.
SOMOS SERES EM CONTRADIÇÃO, INACABADOS...
AS CIRCUNSTÃNCIAS NOS MOBILIZAM E ENERGIAS APARECEM QUE NÃO CONHECEMOS...
ESTAMOS TÃO DISTANTES UNS DOS OUTROS...
SOU UM SER INACABADO E INOCENTE...
A VIDA É ASSIM: FELIZMENTE E INFELIZMENTE...
“NINGUÉM É UM SÓ”
ATÉ QUE PONTO VOCÊ SE CONHECE?
FELIZMENTE E INFELIZMENTE, A GENTE NÃO SABE O FINAL...
RACIONAL: lógica linear e
Binária
Uma coisa acontece depois da outra: o que não é do bem é do mal
O que é preto não é branco

Lógica complexa: a coisa é do bem e do mal...
Arrogância e intolerância...

FILME: “O PODER DE UM JOVEM”
Cena principal: realização dE um CONCERTO:
Que atores tinham interesse: G. Preest: o negro: unir as tribos
General: fazer média como comissário
Menino: Pik:ajudar na realização da idéia...
Professor: ajudar a realização...
Tribos; possibilidade de expressão...
CHUVA REPRESENTA O Menino: Mito
Realiza-se um Movimento:transformar em esperança mesmo que seja falsa...
O concerto UNE AS TRIBOS... TRANSFORMAR UM PROBLEMA EM OPORTUNIDADES...
Que influências foram incorporadas: o menino tem que traduzir e subverte a situação...
Quem conseguiu realizar o seu projeto:
a) O negro: conseguiu o que queria...
b) General: ¨¨ ¨¨ ¨¨
c) Menino: ¨¨ ¨¨ ¨¨
d) Professor: ¨¨ ¨¨ ¨¨
e) Tribos: possibilidades de expressão
f) Tarefa do professor primordial...
Lição a tirar: a gente entra no negócio e se arrisca se faz sentido o projeto.

O QUE ESTE FILME TEM A VER COM A REDE CONCERTO SOCIAL?
Todos os elementos são importantes e inter-relacionados e imprescindíveis.
Interdependência: a ação de um depende da ação dos outros. Eu dependo dos outros e cada pessoa que perde(interesse) perdeu um elemento...
Sentido: é compartilhado: todo o mundo...
Coletivo: que supera as questões da individualidade...
Motivação...
Interesses comuns...
Quando compreende e compartilha é sinal que há união, que é assumido...
Interesses não precisam ser obrigatoriamente comuns
Pode-se construir uma Rede sem ter interesses comuns...

GRUPOS DE APOIO:
Continuação do questionamento dos trabalhos do grupo de apoio anterior e fechamento de dúvidas, problemas. Este é o verdadeiro grupo de apoio.


TOMADA DE DECISÃO
Diante de um problema da rede tem que tomar uma decisão....
REDE CONCERTO SOCIAL: BRINDADA PELO REPRESENTANTE DO HSBC SOLIDARIEDADE ODILON A. JUNIOR, RESULTANTE DAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS DAS PARCELAS RETIDAS DE R$ 60.000,00.

REDE CONCERTO SOCIAL: tem que dar destino aos recursos;
eleger uma instituição, emprestando o seu CNPJ para gerenciar a verba;
o projeto programado por todos os elementos da Rede será submetido a uma banca: Instituto HSBC solidariedade: Odilon A. Junior;
Instituto fonte: Alexandre Randi
Parceiros Voluntários: Rita Patussi e Lise Mari Nitsche Ortiz.
É O POPULAR: G4...
olha a vaquinha ruminando Claudia K


EXERCÍCIO DA TOMADA DE DECISÃO:
TEMPO: DIVIDIDO EM PARCELAS DE 20 MINUTOS, COM DOIS OBSERVADORES DA REDE E DOIS CAPACITADORES; A SEGUIR ENTRAM OUTROS DOIS OBSERVADORES E ASSIM POR DIANTE...
Situação apresentada:
A assembléia se precipita, uns opinam por mais tempo para tomar as decisões... um “gaiato” muito precipitado já quer definir o nome do projeto, num legítimo colocar os bois ( por que não dizer a vaquinha... tadinha...) na frente da carroça. Depois de muitas “ peleias intelectuais” ( a Gard atacou de arco e flecha (ala caigangs)e quase acertou a cabeça do “ precipitado” que queria definir a ação antes de saber que ação era esta), tudo não passou de um exercício o qual deverá ser muito bem exercitado, antes de tomar a devida DECISÃO.

CONCLUSÕES: a) não foi solicitado esclarecimentos...
b) na falta de mecanismos de checagem de entendimento; gera descompasso do grupo
c) é importante checar porque alguém está “quieto”...
d) grupo fazedor (produção) e
reflexivo
e) Organização e liberdade
f) Romantismo, sonhador e pé no chão
g) estratégia e tarefeiro
h) reativo e proativo
Há de se procurar sempre manter o equilíbrio nestas dicotomias. Não podendo esquecer que ficar no ponto do meio; é morno e não leva a nada. Já li em algum lugar: que coisa morna causa vomito.
Lógica Cartesiana: ou...ou
Lógica complexa: é bonito e tranqüilo....


DEVER DE CASA: ESCREVER UMA CARTINHA para o Alexandre CONTANDO O QUE VIVI NO DIA DE HOJE.

BOM DIA
MÚSICA: VIRA,VIROU
O QUE FOI MAIS SIGNIFICANTE NO DIA DE ONTEM...

FALTA PONTO DE UNIFICAÇÃO:
Tomada de DECISÃO: quatro passos numa tomada de decisão:
1) Passo: Formação da imagem comum: Formulação do Problema. Aqui não se faz proposta.
2) Passo:Produção de propostas: Ouve-se todas as propostas;
Perguntas só de Esclarecimentos.
Aqui não se faz
Julgamentos.
3) Passo: Aqui se faz julgamentos. Processo de Avaliação
4) Passo: TOMADA DE DECISÃO: quatro perguntas:
a) O que é avaliação?
b) Porque avaliar?
c) O que queremos avaliar?
d) Como avaliar?


TRABALHOS EM GRUPO:

AVALIAR É UM PROCESSO SITEMÁTICO.

RESPOSTAS:
1) O que é avaliação?
Avaliar é um processo (“sistemático”) que, nos permite organizar e reorganizar ações,conhecimentos, concepções,limites e potencialidades individuais e coletivas, oferecendo a oportunidade de ter uma visão panorâmica e detalhada das conquistas e entraves que norteiam a fazer, permitindo intervenções.

2) Porque avaliar?
Um Momento de reflexão que nos leva a construir um novo olhar sobre o nosso desenvolvimento, transformando nossas práticas, dirigindo nossas ações a um mesmo sentido e garantindo que se levem em consideração as individualidades nas tomadas coletivas de decisão.

3) O que queremos avaliar?
a) Crescimento pessoal de cada um ( resignificações do que é estar envolvido em projetos Sociais, empreendorismo, liderança).
b) Aperfeiçoamento dos projetos Sociais e Organizações(trocas e contribuições de uma entidade em relação a outra).
c) Articulação da REDE CONCERTO SOCIAL (relações, comunicação,participação de todos)

4) Como avaliar?
a) de forma continua, com envolvimento de todos, avaliação compartilhada, respeitando respostas e considerando as diferenças, a partir de um espaço de inclusão;
b) de forma aberta, transparente, qualitativa, reflexiva, atenta aos desvios necessários a fim de propor novos objetivos, compreendendo as novas completudes provisórias, como conseqüência de um processo.

AQUARELA:
TELAS MUITO LINDAS FEITAS EM GRUPO. COMO É IMPORTANTE RESPEITAR O QUE O OUTRO FEZ E ACRESCENTAR ALGO DE NOSSA PARTE. Lindo!!!

ÚLTIMA TAREFA:
GRUPOS DE APOIO:
Fazer fechamento
Ver qual a missão
Perspectivas financeiras
Novas eficácias
Pessoas

FINAL: AVALIAÇÃO: O QUE CADA UM APRENDEU!!.
Sejamos como este beija-flor: manso, confiante na nossa mão. Confiemos A REDE CONCERTO SOCIAL na mão de DEUS.
BENTO XVI dito ontem: “O Mundo precisa do testemunho dos Professores, dos mestres”.








Nenhum comentário: