Conferência Nacional Economia Solidária em Brasília


Estivemos presentes na Conferência Nacional de Economia Solidária em Brasilia, nos dias 16 a 18 de junho de 2010.

Tivemos oportunidade de participar também da Feira de Agricultura Familiar, o que nos encantou.

No encontro, pudemos fazer algumas reflexoes sobre a economia solidária e a solidariedade. Percepções de alguns participantes:

Penso entao que podemos refletir sobre este viez,educação de formadores e jovens aprendizes na otica de ,tentar pelo menos,realmente construir um mundo de solidariedade,respeito e digno para todos com uma tecnologia social voltada para a formação de pessoas solidarias e responsaveis por uma sociedade diferenciada e ate mesmo diferente do que vivemos. (Lizeli)

Vimos duas realidades opostas aqueles que estavam reinvidicando melhores
condições para desenvolver economia solidaria com alguns produtos que comparados com os do Brasil Rural comtemporaneo eram muitos simples para não dizer outra coisa , mas estavam ali dispostos a comercializar estes produtos e próximos a eles aqueles que foram ou são financidas com outra estrutura de comercialização onde não podemos adquirir nada somente olhar e desejar pois os valores são destinados a uma clientela seleta . O espaço físico tambem diferente . Será que as pessoas são diferentes? Será que os de lá meressem atendimento diferenciado ? Onde está o espírito de solidariedade? Onde está o comercio justo?Fomos como ouvintes tivemos pouco ou nenhuma participação , não podemos falar somente ouvir , no trabalho de grupo que participamos das várias reinvidicações foram elencadas tres sobre a legislação e lá estavam muitas pessoas com deficiencia , quilonlolas e índios .. (Jussara)

Me senti nestes dias em uma montanha russa. Vivendo extremos; o alto e uma repentina queda. A chegada já foi assim. Estava preparada para uma Conferência de Economia Solidária e me encontrei em um hotel cinco estrelas. A feira de agricultura familiar, a conversa com aquele povo me fez recordar a caminhada que já fiz na educação e junto aos movimentos sociais e o quanto também contribui para que aquele povo do RS estivesse ali (Claudia K)


Nenhum comentário: