III Encontro Municipal

Este encontro foirealizado no dia 08/12 em Porto Alegre, na sala da Federação das Apaes do RS. A construção da agenda do encontro contou com a participação dos concertistas.
O Objetivo geral do encontro foi fortalecer o trabalho em rede da Rede Concerto Social através da vivência e reflexão acerca dela, sendo os especificos:
- Incentivar a auto-reflexão acerca da participação de cada um na Rede Concerto Social
- Auxiliar o grupo na organização da gestão do Projeto Harmonizando as Diferenças
- Abrir espaço para que o grupo discuta sobre a idéia do projeto de continuidade da RCS

- confraternização do grupo.
Em breve, a memória do encontro pelas mãos de Michele e Delci





Memória do Encontro 

Esta memória foi desenvolvida pela Michele e Delci.

MEMORIAL DE 08 DE DEZEMBRO DE 2008 – SEGUNDA-FEIRA – PORTO ALEGRE

No quente dia de primavera, com ares de verão, a Lise e a Jussara nos aguardavam calorosamente, a fim nos recepcionar, na Federação Estadual das APAES do Rio Grande do Sul, a qual se localiza na famosa, agitada e popular Galeria do Rosário de Porto Alegre.

Um a um, outros de dois em dois, fomos chegando até que o grupo estivesse integralizado. O colorido, a saudade e a felicidade da importante época do ano que antecede o Natal se refletia nos abraços e nas falas. Assim, que o G-10 se acomodou a nossa facilitadora deu a largada...

Primeiramente, houve menção de que aquele seria o nosso último encontro estadual. Silêncio curto. Logo após rompido pela lembrança que o projeto harmonizando não deixará este movimento parar. Ufa...

Mais adiante, cada um comentou “como chegamos”?
Jussara – momento feliz
Michele – momento de cooperação
Claudia – momento bem interessante – integrador
Gardi – dificuldades na dinâmica de desenvolvimento do projeto com os índios- liderança unilateral - conflito de identidade cultural, entretanto muito encorajada na busca de superação de conflitos.
Arildo - buscando superar dificuldades, projetou um curso de 160h, para um público de 30 a 90 pessoas, abordando a base curricular: cidadania, segurança no trabalho, matemática instrumental, padeiro, higiene alimentar e cursos rápidos, como salgadinhos, etc.
João – momento importante 100% de presença nas oficinas, com a observação que a realização na comunidade é mais efetiva que na sede da OSC. Ainda, comentou que fez parcerias certas.
Contribuição importante da Delci em cima fala do João – “Embora não tendo sido tema do último encontro, gostaria de retornar uma mensagem do João que julgo muito importante neste início de ano: Em relação ao projeto...: "Mesmo se não estivermos entre os contemplados..., convido a todos a não desistirmos deste sonho de inclusão social e preservação do meio ambiente através de um trabalho articulado em rede. Muito temos a caminhar!".
Ana – comentou que o curso começou com 15 e agora está com 13 jovens. Está otimista.
Sônia – feliz, mencionou que fez parceria com o grupo co-esperança (Santa Maria), representado pela Claudia R.
Delci – mencionou que os cursos estão sendo realizados.
Lizéli – mencionou que estão num período de crescimento, como multiplicadores – houve inserção de alunos, os quais já estão trabalhando em nove prefeituras.

Após, fizemos uma análise, no quadro branco, dos nossos contatos dentro da rede:

No quadro, havia o nome de todos os concertistas e dos nossos facilitadores (IHSBC, Parceiros Voluntários, Instituto Fonte). No exercício, cada um estabeleceu traços que nos ligavam a algumas pessoas.
Foi uma salada de frutas, digo de cores, o que nos fez refletir que a rede existe por motivos distintos, os quais resumimos em:
- afinidade;
- provocação;
- necessidade; e
- busca de respostas.

Intervalo para almoço.

No retorno, destinamos boa parcela de nosso tempo para discutir as dúvidas que cada um tem com relação a implementação do nosso curso em Economia Solidária. Nesse momento, estabelecemos novo período (26 a 28 de março), local de realização (Santa Maria), como nos dividiremos?, fizemos algumas prévias das equipes...

Depois, analisamos o nosso novo projeto para continuidade da rede, o qual deverá ser entregue no encontro de maio de 09. Todos os parceiros, pensaram na continuidade da Lise como facilitadora com o objetivo principal de fortalecer a rede, dando sustentabilidade.

No final, fizemos avaliação do encontro e estabelecemos que eu e a Delci faríamos uma memória do nosso encontro é o que temos aqui. Espero que, resumidamente, tenhamos contemplado o substrato principal do ocorrido, mas fica à disposição para qualquer acréscimo caso alguém tenha algo mais para complementar antes do lançamento no nosso e-group... Vamos lá, a página está aí... Beijos fraternos,

“ A imaginação é o início da criação. Você imagina o que deseja, então quer o que imaginou, para finalmente criar o que imaginou.” G. Bernard Shaw.

Nenhum comentário: